A Boca da Noite, de Cristino Wapichana

A Boca da Noite
Escritor: Cristino Wapichana
Ilustradora: Graça Lima

Vencedor em duas categorias do Prêmio FNLIJ 2017 – na categoria Criança e categoria Melhor Ilustração, o livro conta a história de dois irmãos contra o desconhecido.

A boca da noite transporta o leitor para uma aldeia cheia de mistérios.

O que será que acontece quando o sol mergulha no rio? Será que ele toma banho antes de dormir? E depois disso, será que ele passa a noite dormindo dentro do próprio rio? Essas são algumas dúvidas que levam os irmãos Dum e Kupai a subirem a Laje do Trovão, o lugar mais perigoso da aldeia! E, para aumentar a adrenalina, os garotos ainda tiveram que ir dormir depois da história que seu pai contou sobre a Boca da Noite. Kupai, protagonista dessa história, ficou se indagando antes de dormir: será que essa boca tem dentes? Ela fala? Tem nariz? E se tem boca, deve ter cabeça e corpo, não é mesmo?

Dentre tantas dúvidas, a única certeza que temos é que A boca da Noite, livro da Zit Editora, traz uma história fascinante e cheia de surpresas para crianças e jovens curiosos. É um livro que conta um pouco da infância, da família, do cotidiano e da criatividade do povo Wapichana.

O escritor Cristino Wapichana, do povo indígena Wapichana, de Roraima, ganhou, em 2014, com esse singelo e vigoroso texto A boca da noite, menção honrosa no Concurso FNLIJ/UKA Tamoios de Textos de Escritores Indígenas.

A premiada e sensível ilustradora Graça Lima consegue realçar ainda mais a beleza dessa história com seus traços e pinturas. Seus desenhos nos fazem lembrar da vasta arte dos povos indígenas, como a das cerâmicas e a das pinturas corporais. As páginas estão recheadas de cores que emocionam e instigam.

A boca da noite consegue transportar a criança para a realidade dos povos indígenas, que é repleta de beleza, coragem e ensinamentos. Essa é uma história que ficará na lembrança e corações de muitos leitores.

Trecho

“— Corre! Corre! Corre!  Vamos!  Depressa!! Depressa!!

— Estou indo, Dum!  Estou indo! Meus pés estão pesados!      

— Venha logo, Kupai! Ele está se escondendo! Só falta um pouquinho!

— Não consigo ir mais rápido, mano! 

— Ele não vai esperar, Kupai!  Vem! Vem! Vem…

— Olha… como é bonito ele mergulhando no rio…

— É mesmo, Dum!  Mas será que ele não vai se afogar, mano?

— Claro que não, Kupai!  Ele só está tomando banho pra dormir…

Foi assim que vi, pela primeira vez, o sol entrando no rio para se banhar. Nem sabia que ele precisava tomar banho!”.  

O Escritor

Cristino Wapichana é autor indígena do povo Wapichana, lá do estado de Roraima. Ele gosta de escrever histórias que quando viram livros, andam soltas pelo mundo. Ele já ganhou o Concurso FNLIJ/UKA Tamoios de Textos de Escritores Indígenas, e esta história aqui ganhou menção honrosa, em 2014, nesse mesmo concurso. Cristino Wapichana ganhou, também, prêmios com músicas, como compositor. “Sou ainda contador de histórias, e até afino piano… Mas o que eu mais gosto de fazer é escrever. Falar das ricas culturas indígenas e do quanto são importantes desde a formação do Brasil”.

A Ilustradora

Graça Lima é formada em comunicação visual pela Escola de Belas-Artes/UFRJ, onde leciona atualmente. Ilustrou mais de cem livros e ganhou muitos prêmios, entre eles o Jabuti, quatro vezes.

Título: A boca da noite

ZIT Editora

Escritor: Cristino Wapichana

Ilustradora: Graça Lima

Público-alvo: a partir de 7 anos

Páginas: 40

ISBN: 978-85-7933-107-7

Preço: R$34,90

Dimensões: 24x28cm

https://ziteditora.com.br

Assessoria de imprensa Grupo Editorial ZIT

Nanda Dias e Nani Santoro

nandadias15@uol.com.br – (21) 2490-5354 | 99764-0655nanisantoro@uol.com.br – (21) 3324-5200 | 99855-1939

Voltar ao Topo