Teatro Griô valoriza a tradição oral em livro infantojuvenil


[Rafael Morais | foto de  Wendel Assis]

Em lançamento virtual, no dia 27 de novembro, às 19 horas, no canal do Youtube do grupo baiano [www.youtube.com/user/rafaelmoraisgrio], o Teatro Griô apresenta ao mundo seu segundo livro, editado de modo independente, o infantojuvenil As aventuras do cágado Ajapá. Escrito pelo contador de histórias, ator e diretor teatral Rafael Morais, com ilustrações da atriz e diretora Tânia Soares (que assina como Amarela), o livro reúne seis contos atravessados pela tradição ancestral da oralidade de matrizes indígena e africana.

A live de lançamento será apresentada pela jornalista Mira Silva, com a presença do autor e da ilustradora, encenação de histórias, feitas pelos atores do grupo, e a participação dos escritores Vovó Cici e Fabrício Brandão, dentre outros. As histórias de Ajapá são baseadas nos alós — palavra que significa conto na língua Iorubá — dedicados à sagacidade adorável desses répteis.

“Me inspirei nas características do personagem. Que aliás podem ser encontradas no personagem indígena brasileiro Mussuan — o cágado d’água, também muito carismático e sagaz”, explica Rafael, que é mestre em Artes Cênicas. Também em parceria com Tânia Soares, o artista criou o Teatro Griô há 23 anos, dedicado à valorização da arte de narrar histórias. Como diz Vovó Cici, no posfácio deste livro: “O griô segue adiante, com seu olhar firme, sincero e sonhador, juntando memórias, ouvires, cantares e indagares”.

Contato com o autor Rafael Morais: (71) 98763-5293

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo