O namorado do papai ronca, de Plínio Camillo

Livro infantojuvenil se propõe a promover o debate sobre a questão homoerótica tendo como narrador um garoto de 12 anos louco por futebol

Acaba de ser lançado o livro O namorado do papai ronca, obra de estreia do autor Plínio Camillo, que promete gerar bastante discussão sobre a questão homoerótica. É um recorte de seis meses na vida do garoto Dante, de 12 anos, inteligente, articulado e louco por futebol, que precisa ir morar com pai numa cidade do interior quando sua mãe vai passar uns tempos na Itália para um curso.

Imagine a dificuldade que é para um adolescente sair de São Paulo e precisar — em curto espaço de tempo — adaptar-se à nova cidade, nova casa, nova escola, e ainda conseguir fazer novos amigos. Pois esse turbilhão é narrado nesse livro em ritmo de thriler e numa linguagem absolutamente jovem, e que inova no estilo ficcional ao trazer diálogos e personagens em linguagem típica da Web, como as conversas instantâneas por Skype ou Messenger. E mais, também inova ao apresentar os personagens via perfis de redes sociais, uma forma de contextualizar os diálogos e apresentar os personagens da história.

O título provocativo, segundo o autor, “nos faz refletir indiretamente sobre a questão homoerótica, uma vez que o pai relacionar-se com outro homem é o menor dos problemas do menino nessa fase de vida naturalmente tão conturbada”. Aliás, a maior implicância de Dante é que o namorado do seu pai ronca, só isso.

O namorado do papai ronca foi selecionado pelo Concurso de Apoio a Projeto de Primeira Publicação de Livro no Estado de São Paulo do ano passado (ProAC Edital nº 32/2011), e lançado pela Prólogo Selo Editorial em parceria com o Instituto Cultural MundoMundano.

Para Fernanda Carvalho, fundadora do Prólogo, simplicidade e naturalidade são as grandes virtudes desse lançamento infantojuvenil (ou jovens leitores). “O autor usou uma linguagem sem complicações, em que a voz de Dante dá o tom do livro”.

O namorado do papai ronca tem 192 páginas, está disponível para venda no site da loja do Prólogowww.prologoloja.com.br, podendo ainda ser encontrado nas lojas e no site da Livraria CulturaPreço: R$ 25.

Contatos

Plínio Camillo – pcamillo60@uol.com.br – Tel.: (11) 9627-9640
Instituto CulturalMundoMundano – 
http://www.mundomundano.com.br/
Editora Prólogo – www.prologoloja.com.br

O autor

Plínio Camillo nasceu em 26 de novembro de 1960. Aos três anos, descobriu que as letras tinham significados. Aos cinco, a interrogação. Aos nove, não era sintético. Aos 12, quis ser espacial. Aos 15, conquistou a exclamação. Aos 17 viu os morfemas. Aos 20, estava no palco. Aos 22, se viu como um advérbio. Aos 25, desenredou a linguística. Aos 27, redescobriu as reticências. Aos 30, a juventude. Aos 35, recebeu o maior presente: a filha que lhe trouxe a felicidade. Aos 40, desvendou uma ligeira maturidade. Aos 4,1 volta ao verbo. Aos 45, recebeu o prazer de viver em adjunto adverbial de companhia. Aos 50 anos, usa óculos até para atender telefone. Hoje se diverte escrevendo. Participa dos seguintes blogues:


Coração Peludo [http://cervejaerua.wordpress.com]
Coletivo Claraboia [http://coletivoclaraboia.wordpress.com]
O namorado do papai ronca [http://pliniocamillo.wordpress.com]

Voltar ao Topo