Rubores, de Leandro Jardim

O livro Rubores, de Leandro Jardim, “representa uma estreia vigorosa no mundo dos contos”, assim o descreveu o escritor Antonio Xerxenesky, que assina a apresentação. Primeiro livro de prosa do autor, conta ainda com orelha do poeta Ramon Mello, que enaltece o humor, a leveza e o lirismo na “busca pela significação da vida e seus mistérios”.

Segundo Ramon, autor de Vinis mofados (Língua Geral, 2009) e Poemas tirados de notícias de jornal (Móbile, 2012), Leandro Jardim retrabalha sua relação com a poesia na forma da prosa. Assim, trata de forma delicada o texto e proporciona “um jogo de revelações, simulações e transformações”.

Já Xerxenesky, autor de Areia nos dentes (2008/2010) e A página assombrada por fantasmas (2011, ambos pela Rocco), também menciona no prefácio essa ligação entre a prosa, a poesia e a própria criação literária em si. “Para a sorte do leitor, Leandro Jardim se atira de cabeça em ambos, construindo uma prosa inquieta, repleta de narradores movidos pela curiosidade”, afirma.

Para Vinícius Jatobá, crítico literário e autor selecionado para a edição da Granta dedicada aos melhores jovens autores brasileiros, Leandro Jardimtrabalha com “um desenho clássico dos contos, talhado com humor e simplicidade na linguagem, resultando em um trabalho fantástico”.

Elaine Pauvolid, poeta e artista plástica, destaca “um senso de humor fino, diria que quase lírico. (…) Fiquei imensamente feliz em tomar conhecimento destes textos”.

Leonardo Marona, escritor, revela “a sensação de pôr o leitor sentado, literalmente, com o talento da escrita, de modo que ele possa se tornar, durante os instantes da leitura, um pedaço que ele mesmo não reconhecia em si”.

Sobre o autor

Leandro Jardim. Escritor e compositor carioca, por acaso nascido em Birmingham (Inglaterra), no ano de 1979. Publicou o livro de contos Rubores (Oito e Meio, 2012) e outros dois de poesia, Os poemas que não gostamos de nossos poetas preferidos (Orpheu, 2010) e Todas as vozes cantam (7Letras, 2008). Em 2011, lançou o disco virtual (EP) Sementes musicais para um mundo cibernético, em parceria com Rafael Gryner. Também possui composições com outros artistas como Diogo Cadaval, Anna Clara Valente e Matheus Von Kruger. No blogue Elefantes na Varanda [ leandrojardim.blogspot.com ] podem ser encontrados links para alguns desses e outros trabalhos. Em 2012, participou com um conto na antologia Porto do Rio do início ao FIM, organizada pelo evento “Fim de Semana do Livro no Morro da Conceição”, e com um poema na homenagem do Portal Literal ao aniversário do poeta Ferreira Gullar.

Rubores, de Leandro Jardim
ISBN: 978-85-63883-21-6
Preço: R$ 30,00
Editora Oito e meio
www.oitoemeio.com.br

Voltar ao Topo