SonetILUSTRA, de Eduardo Maciel

Projeto dedica-se ao resgate cultural dos sonetos através da interlocução entre variadas artes

Terceiro título, SonetILUSTRA, terá lançamento na Blooks de Botafogo, no Rio de Janeiro, dia 15 de janeiro

Que questões existencialistas podem ser expressas através de sonetos, suas rimas e métricas não é uma novidade extrema, mas temas como aquecimento global, por exemplo, conseguem ser traduzidos por este gênero literário e ainda juntar ilustrações como forma de olhar o mundo? Segundo Eduardo Maciel, autor do livro SonetILUSTRA (Autografia), sim.

O livro — vencedor dos prêmios Troféu Literatura, como melhor livro de poesia do ano, e FeLiNa (Festival do Livro Nacional) como melhor livro do ano por voto popular, ambos em 2020 — assimila sonetos do autor com ilustrações do artista visual Robson Sark. O lançamento com sessão de autógrafos e devidos protocolos de segurança será realizado no dia 15 de janeiro de 2020, às 18h, na Livraria Blooks de Botafogo (Praia de Botafogo, 316).

Um dos objetivos do livro é fazer tantas associações quanto possíveis entre o que o autor escreve e a interpretação imagética desse texto. Os leitores também são convidados a sugerir outros desenhos para os sonetos ou, por que não, sonetos para os desenhos?

SonetILUSTRA é o terceiro título de uma maratona de sete que devem ser finalizadas até 2022 (com 50 sonetos cada e que podem ser lidos em ordem aleatória, exceto no volume 7, onde os sonetos seguem uma ordem cronológica de acontecimentos que serão encenados em palco) e dedica-se ao resgate cultural dos sonetos na literatura brasileira, nas 20 formas de concepção catalogadas internacionalmente desde o século XIII.  O autor acredita que o resgate deve acontecer na interface com outras artes pela peculiaridade que os sonetos têm em relação à sua forma e ao conteúdo.

O projeto dos livros de soneto contempla os polares, franceses, shakespearianos, heterométricos, monorrítmicos e petrarquianos e o inédito soneto carioca, criado pelo autor. “Me inspirei na rima via bossa nova, só que na literatura”, explica Maciel.

Além da função artística do soneto, Eduardo Maciel reforça a função educativa do gênero. “Como são pequenos e têm rimas, é um excelente instrumento para introduzir a Literatura para as crianças”, exemplifica ele, cujos sonetos do livro SonetATO, primeiro desta série, foram adotados por colégios da região metropolitana do Rio de Janeiro, assim como o SonetIMAGEM, acolhido como material paradidático por instituições educacionais como o Colégio Pedro II, também na capital fluminense. 

SonetILUSTRA conquistou pelo Edital da Lei Aldir Blanc a possibilidade de produzir videoaulas sobre fluidez da arte, importância cultural da multidisciplinaridade de linguagens da arte interagindo, relevância dos sonetos e a relação entre poesia e qualidade de vida. Essas aulas serão veiculadas em toda a rede pública de ensino do município do Rio de Janeiro.

Outra novidade é o lançamento de um curta-metragem sobre este terceiro título, cujo lançamento virtual está previsto para fevereiro.

Os livros

– SonetATO – lançado em 2018.

– SonetIMAGEM – lançado em 2019.

– SonetILUSTRA – 2020.

– SonetERROR – sonetos focados no gênero de suspense/thriller ou terror, até hoje apenas explorado em prosa e não em verso. A ideia é torná-lo público em feiras do gênero, como ativação. 

– SonetONS – sonetos musicados com cifras para violão e QR Code no livro para acesso às 50 músicas e show itinerante.

– SonetEMPERO – sonetos articulados com a temática da alimentação saudável, culinária entendida como arte e como promoção da saúde e do prazer na alimentação, para encerramento do projeto. 

– SonetEATRO – sonetos conversando com artes cênicas. Haverá uma peça itinerante mediante inscrição em editais, na qual a fala dos personagens são os versos dos sonetos. Único que precisa ser lido em sequência, e onde todos os 50 sonetos serão do tipo italiano.

O autor

Eduardo Maciel canta, compõe, fotografa. Como poeta, encabeça esse projeto de sete livros para o resgate cultural dos sonetos. É coautor na antologia de O lado sombrio do Sitio, em alusão à obra de Monteiro Lobato, e A Era dos Mitos e Noturno. Acadêmico correspondente da Academia Internacional de Letras, Artes e Ciência, onde ocupa a cadeira 170, Eduardo Maciel é jurado de concurso literário no Diário da Poesia (categoria crônicas/adulto). Vencedor dos concursos literários Jovem Embaixador, Sarau Brasil 2019 (poesia), Almas em prosa e verso 2019 (na categoria poesia) e Poesia Agora 2019, tirou o sexto lugar no concurso poético “Paquetá em Prosa e Verso” e é um dos vencedores do concurso nacional “Poetize 2020”. Assinou a curadoria da “EXPO SonetIMAGEM”, colabora com a Revista Kuruma’tá, escreve roteiros de teatro e é intérprete de samba-enredo da GRESV Pau no Burro, julgador de bateria do Carnaval Virtual no Rio de Janeiro e componente da Ala Cheyenne do Cacique de Ramos.

O ilustrador

Robson Sark é artista visual, grafiteiro, tatuador, customizador de objetos, pintor, desenhista e ilustrador.

Serviço

SonetILUSTRA

Editora: Autografia

Formato: 14×21 cm | Páginas: 206 | Preço: R$ 36,00

Redes do autor

www.eduardomacielartes.com.br

@eduardomacielartes

Assessoria de imprensaAndréa Drummond: deadedicata@gmail.com | (24) 98824-1512

Voltar ao Topo