Como ser ninguém na cidade grande, de Luiz Roberto Guedes

Um olhar sobre a condição humana
Vida na metrópole em 18 contos de L. R. Guedes

Poeta, escritor, cronista, tradutor e também letrista (sob o nome de Paulo Flexa), Luiz Roberto Guedes é um criador que não se encerra num único nicho. Autor atuante no campo da literatura juvenil, com definido gosto pelo fantástico, vem publicando numerosos títulos, desde Perdidos no trem fantasma (1995), até A saga do Gato do Negro (2016), tendo obras adotadas pelo PNBE (Plano Nacional Biblioteca na Escola), a exemplo de Treze noites de terror e O livro das mákinas malukas. A par de traduzir poetas e organizar antologias de conto e poesia, Guedes tem publicado sua obra adulta, a partir da novela histórica O mamaluco voador (Travessa dos Editores, 2006). Seus contos de Alguém para amar no fim de semana (Annablume, 2010), foram considerados pelo escritor Luiz Ruffato como “uma quase novela, de sabor pop”, devido às narrativas interligadas, protagonizadas por um Josué Peregrino, possível alter ego do autor.         

A coletânea seguinte, Miss Tattoo  uma quase novela (Jovens Escribas, 2016), foi descrita pelo crítico Alfredo Monte como uma “taxonomia do tiozão”, que abrangeria desde “tipos descolados (que circulam pela noite), até tipos introspectivos, voltados nostalgicamente para os anos 80. Monte assinala: “É incrível a leveza da prosa de Guedes. Ele escreve como um autor policial norte-americano. Entretanto, é uma falsa leveza, ainda que o leitor ache tudo fluente, jocoso e mordaz. (…) É amargura no fundo do riso, é o ácido no suco da laranjeira”. Esse estilo seco e despojado também foi observado pelo poeta, tradutor e editor Vanderley Mendonça: “Guedes é poeta e, impressionantemente, não usa o artifício poético em seus livros para criar imagens batidas e surradas buscando emoção fácil no leitor”.

Agora, Guedes lança Como ser ninguém na cidade grande, sua seleta de melhores contos, escritos nos últimos vinte anos, a maioria publicados anteriormente em livros, revistas e jornais literários, além de alguns inéditos. Para o escritor Roniwalter Jatobá, que assina a orelha do livro, essas dezoito narrativas propiciam uma multiplicidade de olhares sobre a cidade e seus viventes, refletindo “um testemunho do nosso tempo, numa prosa direta e repleta da condição humana”. A propósito, o escritor argentino Ricardo Piglia considera que “o êxito do artista é ser reconhecido pelos outros artistas”.

|Penalux/Imprensa|

TRECHO

     Grande João Vitorino. Parece que você nos mandou alguns originais nos últimos anos, não foi? É lamentável, meu caro, mas este país não lê, não valoriza o autor nacional. O que você trouxe aí? Morto sem chão? Qual é o assunto? Hum. Interessante. É compreensível, você lida com a realidade que conhece. O tema é sempre o grande problema de um livro, meu caro. That’s the trouble. Atualmente, ninguém quer ouvir falar desse tipo de regionalismo tardio: massacre de sem-terra, tribo dizimada, grilagem de terras, assassinato de missionário, matador de aluguel etc. O Brasil urbano está de costas pra esse Brasil do fundão. É pena, mas that’s it. A missão de um editor hoje é uma verdadeira cruzada. It’s really hard, my dear.

Leia um conto do livro: rascunho.com.br/sorte-grande

COMO SER NINGUÉM NA CIDADE GRANDE

Contos de Luiz Roberto Guedes

Editora Penalux

www.editorapenalux.com.br

208 págs.PREÇO: R$ 40,00

Voltar ao Topo