Meninos de Arte, de Juan José Balzi

Professor mescla arte erudita, grafite e pichação para educar adolescentes carentes

Editora Nova Alexandria lança livro sobre esta experiência de dez anos vivenciada pelo pintor Juan José Balzi. As obras estarão expostas no Instituto Cervantes, em São Paulo.

Nessa obra, Balzi conta a história das Oficinas de Pintura e Grafite realizadas por ele junto a adolescentes que viviam em situação de extrema carência nas ruas de São Paulo (nas imediações da Praça da Sé) e na periferia de Santo André.

Por um período de 10 anos, entre 1994 e 2004, o pintor utilizou uma metodologia que mesclava a arte erudita com grafite e pichação para educar por meio da arte. Além disso, o trabalho mostrou que é possível fazer arte com recursos mínimos. Em vez da tela de linho, ele utilizou os muros da cidade. No lugar de tinta à óleo, usou carvão e tinta látex.

Imagens de Terceira Geração

 Meninos de Arte é ricamente ilustrado com obras de Balzi e de seus alunos, além de fotos das oficinas e visitas a museus. O autor inicia o livro discorrendo sobre uma pesquisa que realizou entre 1968 e 1987 em Barcelona, denominada “Imagens de Terceira Geração”. De acordo com o trabalho, a primeira geração seria a intenção do artista, a segunda constitui a obra realizada e a terceira significa a intervenção sobre esta obra praticada por outro artista. Balzi observou que, a partir deste trabalho, seria possível desenvolver uma metodologia de educação por meio da arte. Nessa linha, o artista utiliza uma imagem preexistente, em geral uma fotografia, e faz uma intervenção pictórica, com um objetivo estético ou de pichação crítica.

No início dos anos 90, Balzi fez uma intervenção pictórica no grafite realizado pelos artistas Celson Gitahy e Cláudio Donato, em um mural da rua Clélia, no bairro Pompeia, em São Paulo. O pintor verificou nessa obra um modo de mesclar o erudito com o popular — técnica que passou a ser utilizada posteriormente nas oficinas com adolescentes.

Oficinas com meninos de rua

O objetivo do livro é o de repassar para educadores todo o conhecimento obtido nessas oficinas. O artista descreve a didática, o conteúdo técnico, as dificuldades encontradas e os resultados obtidos. A primeira oficina foi realizada em 1994 com meninos de rua, na casa de Formação da Pastoral do Menor da Praça da Sé. Balzi contou com o auxílio de dois grafiteiros. As aulas incluíram exercícios de composição, gestualidade, pesquisa de cores, desenho e trabalho em equipe, até chegar à confecção de murais em ruas e edifícios públicos. O relato vai desde os primeiros exercícios realizados com os alunos até a confecção de painéis nos muros da Casa de Acolhida, em uma escola, na Av. Tiradentes e até mesmo na Pinacoteca.

Oficinas com adolescentes de Santo André

A partir de 1997, as Oficinas de Grafite e Pintura passaram a ser realizadas no município de Santo Andre (SP). Dessa vez, o público tornou-se mais variado, pois reunia desde jovens moradores de favela e cortiço até jovens de classe média. As aulas eram ministradas em centros comunitários que abrigavam a população carente.

Alunos se transformaram em artistas

Os alunos elaboraram murais nos próprios centros comunitários e em vários locais de Santo André. Uma das atividades realizadas por eles foi um painel no muro do Hospital Santa Catarina, na Av. Paulista, em São Paulo, em que os meninos trabalharam sobre a obra Nascimento de Afrodite, de Botticelli, transformando-a em uma índia com um bebê no colo. Um dos participantes destas oficinas, Moisés Patrício, após a experiência, passou a dedicar-se exclusivamente às artes plásticas e hoje tem obras na galeria Monica Filgueiras. Outro aluno, Maciel Beduli, educa adolescentes do seu bairro com a metodologia Meninos da arte.

Após sua experiência com as oficinas Meninos de ArteBalzi afirma que o trabalho com os adolescentes influenciou fortemente sua maneira de intervir em imagens de “mass-mídia”, originando um conceito que ele mesmo chama de Pichação Gráfica.

O Autor

Pintor argentino radicado no Brasil, Juan José Balzi, estudou na Adacemia Nacional de Bellas Artes de Buenos Aires. Veio ao Brasil em 1958, contratado por uma agência de publicidade. Em 1975, decidiu dedicar-se exclusivamente à pintura. Residiu em Barcelona de 1968 a 1987, período de sua maior atividade artística. Lecionou história da arte no Liceo Italiano de Barcelona.  Voltou ao Brasil em 1987 com um projeto artístico em desenvolvimento: “Imagens de 3ª Geração”, que serviria de base para uma nova metodologia de educação através da arte. Balzi é autor de aproximadamente 400 óleos, muitos dos quais estão em coleções particulares e museus da Europa e América.

Meninos de Arte, de Juan José BalziNúmero de páginas: 132Formato: 17 x 24 cmPreço:  R$ 38,00ISBN: 978-85-7492-332-1

Nova Alexandriahttp://www.novaalexandria.com.br

Tel.: (11) 2215-6252

Voltar ao Topo