Essa palavra sem coração,
de Tatiana Fraga


Obra sai pela Demônio Negro e traz narrativa da autora,
que é pesquisadora de Orides Fontela, sobre o amor

No próximo dia 10 de abril, às 19h, a poeta Tatiana Fraga lança o livro de poemas Essa palavra sem coração, no Youtube d’A Casa Tombada. A obra sai pela editora Demônio Negro, com coordenação editorial de Vanderley Mendonça e prefácio de Natalia Barros.

Participam do lançamento os poetas e artistas Angela Castelo Branco, arrudA, Jéssica Balbino, Leo Gonçalves, Marcelo Ariel, Márcio Vasconcelos, Natalia Barros, Nicolau Ferreira, Renato Negrão, Renato Nonato, Penélope Martins, Peri Pane e Socorro Lira.

De acordo com Tatiana Fraga, este livro é resultado de um processo longo e importante, pois foi o que ela mais se debruçou sobre a estrutura e edição, com objetivo de construir a narrativa dos poemas que compõem a obra. A sequência foi definida após sessões de leitura conjunta com os também artistas Natalia Barros, Nicolau Ferreira e Angela Castelo Branco, que faziam parte de um mesmo coletivo, o “Do outro lado da rua” e também do poeta Marcelo Ariel, o que permitiu mais troca e amadurecimento.

“Foi um processo importante, pois me deu mais segurança para essa publicação, então, é um livro que foi mais trabalhado. Ao longo dessa jornada, apareceram algumas questões internas e externas, além de uma ansiedade absurda e o desafio que era responder: como falar de amor na pandemia? Mas, se o coração é o centro da inteligência, como não falar?”, conta Tatiana.

Dedicado “Aos amores de ontem, de hoje e aos que estão por vir”, o livro teve o lançamento adiado em cerca de um ano, em razão do novo coronavírus (Covid-19) e, no período que ficou ‘guardado’, foi importante para que a autora percebesse a importância de seguir falando sobre a vida, as individualidades, subjetividades, existências e re-existências.

“A gente segue. E vamos falar do que for preciso. Tanto que há dois poemas no livro, “Carta aos sobreviventes” e “A raça humana”, que foram escritos antes da pandemia, mas as pessoas perguntam se foi durante, afinal, antes já era caótico. Em um deles, fiz uma alteração e acresci um verso, que nos lembra que o fim do mundo não vai acontecer por causa das ‘coroas solares de cinco cepas microscópicas’, mas por causa do neoliberalismo. Já era assim antes da pandemia e continua sendo, só que tudo mais grave e escancarado”, destaca.


©paulo savala

Para Tatiana, conhecemos as profundidades da existência, das nossas e das do mundo a partir da relação com as profundidades do outro. E essa é uma das funções dos poetas e da poesia. “Por isso eu escrevo e leio poesia, para acessar profundidades. Espero que as pessoas possam fazer o mesmo ao ler Essa palavra sem coração“, completa.

Sobre a autora
Tatiana Fraga é poeta, jornalista e gestora de projetos educativos e culturais. Foi idealizadora e diretora do Espaço de Leitura no Parque da Água Branca, diretora do Projeto PraLer – Prazeres da Leitura e diretora cultural da Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campo de Poesia e Literatura. Atriz e cocriadora do espetáculo Anti-pássaro – poemas de Orides Fontela e autora dos livros Nino e Nina (Mundo Mirim, 2012), Brasa (Dulcinéia Catadora, 2009) e Espelho (edição da autora, 2008).

Lançamento
O lançamento do livro acontece no próximo dia 10 de abril, às 19h, no Youtube d’A Casa Tombada: https://www.youtube.com/acasatombada

Informações para a imprensa
Jéssica Balbino
balbino.jessica85@gmail.com
+ 55 35 99160-3755

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo